Dicas


Beba muito líquido, principalmente água; no mínimo 2l por dia

Não passe muito tempo sem ingerir alimentos. Nosso corpo é programado pra receber nutrientes a cada 3 horas, se eles demoram a chegar (quando cortamos refeições, por exemplo) nosso corpo sente falta e armazena gordura durante a próxima alimentação pra servir de energia caso ele precise.

Se for sair de casa por muito tempo durante o dia tenha sempre algum alimento saudável por perto, como uma barra de cereais, pra o caso de você sentir fome, assim não correrá o risco de comprar uma bomba calórica na rua.

Coma frutas e verduras diariamente. Comece com uma fruta ao dia, depois vá aumentando; elas tem calorias sim, mas são calorias que serão bem gastas, além disso, elas provocam a sensação de saciedade.
Não gosta de verduras nem legumes? Comece com uma cenourinha ralada no arroz (garanto que não fica o gosto), depois no sanduíche. Coloque uma folha pequena de alface entre o queijo e o presunto de forma que ela não seja vista, assim os sabores são misturados e você não percebe que tá comendo. Quando menos esperar estará ingerindo sem disfarçar, numa boa!
 
Não gosta de frutas? Rale ou corte em pedaços pequenos e coloque numa vasilha com iogurte natural; misture granola se quiser. Você vai conseguir comer numa boa!

Mastigue. Mastigue muito, e lentamente. Faça de contas que você está fazendo um teste pra ator (a) e precisa imitar uma tartaruga comendo!(Iiixi! Fui longe!) Nosso cérebro precisa de 20 minutos pra entender que está comendo e enviar a mensagem que o seu estômago precisa receber: ESTOU CHEIO!
Quando colocar a comida na boca solte o garfo. Isso evita que você coloque mais comida sem ter mastigado direitinho.
 
Dê atenção à comida. Evite se alimentar assistindo televisão. A falta de atenção ao momento da alimentação faz com que sintamos necessidade de comer mais do que precisamos.
 
Não coma em pratos grandes, nem fundos. Use pratos pequenos e rasos. Além de caber menos comida, quando você olha pra sua refeição antes de consumir o seu olho não diz ao cérebro que viu um prato pequeno, ele diz que viu um prato cheio de comida.
 
Nunca repita a refeição.

Decore seu prato. Você está se reeducando e não pagando penitência. Faça do ato de comer algo prazeroso.
 
Dê preferência a sucos ao invés de refrigerantes. Os refrigerantes são fontes de calorias vazias (que não vão servir pra nada além de engordar e aumentar sua taxa de glicose) associadas a gases que  provocam celulite.
Não se iluda com refrigerantes zero açúcar. Eles lhe enchem de celulite do mesmo jeito e mesmo não tendo açúcar, ou seja, menos calorias, eles tem adoçantes derivados do sódio, que retêm líquido no corpo aumentando o peso.

Não passe vontades. Pode comer, mas com moderação.

Quer um chocolate? Coma. Escolha um pequeno tipo batom ou alpino, corte em pedacinhos e coloque de um em um na lingua. Não mastigue, deixe ir derretendo com sua saliva. O sabor do chocolate vai passar um tempão na boca e o cérebro vai pensar que você comeu uma barra inteira... é sério, é comprovado pela ciência!

Vai pra uma festinha? Coma antes de ir. Você não vai precisar se impanturrar de doces, bolos e salgados porque comeu antes de sair de casa, então vai só provar as coisas que lhe servirem.
 
Comece sua reeducação no supermercado. Não compre doces, chocolates, catchup, maionese, ou mostarda; escolha bolachas com porções definidas como club social, pit stop, assim você não perde a noção do quanto tá comendo. Não coloque enlatados no carrinho, eles tem muito sódio pra durarem conservados, aí já viu!
 
Tenha sempre gelatinas. Elas são um coringa na geladeira, pois tem o teor calórico baixo e muito colágeno que combate a flacidez e o aparecimento de rugas no catinho do olho.
 
Mexa-se. Faça com que seu corpo transforme gordura em energia. Não use elevador, nem escada rolante, suba as escadas. Abandone o controle remoto. Levante e mude o canal. Perca o costume de andar de carro ou moto pra lugares não tão distantes. Vá a pé. 
 
Não coloque a culpa do sedentarismo na falta de dinheiro pra não se exercitar. Mexa o esqueleto em casa, arrumando a bagunça, dançando, pulando corda (como eu), etc, etc, etc!
 
Se bater a preguiça na hora da atividade física, vá mesmo assim, se comprometa consigo mesmo (a) e não falhe, garanto que quando terminar os exercícios você vai sentir uma sensação que nenhuma coxinha ou brigadeiro lhe deu até hoje: a superação!


Durma bem. É comprovado cientificamente que 15 minutos depois do almoço e uma noite de sono tranquila ajudam no emagrecimento.
 
Emagrecer é algo que ninguém pode fazer no seu lugar, então coloque na sua cabeça que o único beneficiado nisso tudo é você e que você merece se sentir bem e bonito (a). Você vale o esforço.
 
Quando seu corpo se acostumar com a alimentação nova e os exercícios de sempre ele vai querer estacionar o peso, então mude os alimentos, e os exercícios também.

Pra quem gosta de chá, hoje já existem muitos que aceleram o metabolismo e ajudam a eliminar gordura, como o chá verde, o branco, o vermelho, o de hibisco, o de carqueja, capim limão, capim cidreira; entretanto, pessoas com problemas cardiovasculares precisam ter muito cuidado, portanto se você é cardiopata consulte o médico ou nutricionistas antes de consumí-los.

Canela em pó também ajuda muito na queima de gordura. Assim como germen de trigo, linhaça, aveia, gengibre e pimenta.
 
Pra garantir maior queima de gordura, consuma alimentos termogênicos (alimentos que aceleram o metabolismo) antes dos exercícios. Eles animam mais, dão mais energia e queimam mais gordura.

Acredite que você vai conseguir. Você quer. Você pode. Você consegue.

Não fuja da balança. Cheque seu peso com frequência pra não perder o controle.
 
Verifique e anote todas as suas medidas num caderno, assim como o peso, e quando for emagrecendo vá fazendo novos registros, é animador ver os números dimnuindo.

Trace metas. Entrar numa calça, num vestido, chegar ao peso x e quando conseguir não vá se desleixar pra voltar tudo de novo. Lembre-se: você está se reeducando e não fazendo dieta.
 
Faça dessa etapa da sua vida algo divertido. Se autopremie quando atingir as metas que traçar com algo que queira muito. Você vai querer o prêmio logo, então vai emagrecer.
 
Não compre roupas grandes, nem com lycra, pois lhe permitam engordar, compre roupas pequenas e lembre que você gastou o dinheiro que suou pra ganhar, então precisa entrar nelas!

O que for possível substituir, como o leite integral por desnatado, bolacha normal por rica em fibras, substitua. Reeducação alimentar não é só uma questão de atingir o peso ideal, mas de ter qualidade de vida.

Quer uma pizza? Negocie com você mesma. Vou fazer tudo OK essa semana e comer uma fatia de pizza no fim de semana. Não coloque catchup ou coisas do tipo.
 Se for comprar pra assar em casa dê preferências às que são vendidas por fatia, assim você não tem como exagerar na quantidade!

3 comentários:

  1. Legal lorena !!!!!!!!!!!!! nunca é demais lembrar as coisas certas que evemos fazer, com tantas tentações por aí bjcas!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, vai servir até pra mim que sou magrinha, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ah concerteza priscila! Fique de olho no blog, ainda vem muitas novidades por aí!

    ResponderExcluir